02 novembro, 2009

Parques infantis fantásticos.

para não falar só de gripe, porque quem está bom precisa de ir passear e brincar fora de portas:

carve wall-holla.

e uma lista deles aqui bem perto, com fama de serem divertidos:

1. parque da pedra: Paredes de escala, pontes de madeira e circuitos de obstáculos suspensos. Este parque é indicado para amantes de desportos radicais. Mas descanse. Além das actividades adequadas para as crianças mais velhas, há ainda um parque para os mais pequenos. A grande vantagem é que pode levar miúdos de diferentes idades e ninguém fica chateado porque há brincadeiras para todos os gostos. Este é um dos três parques em Monsanto que nos permite sentir que estamos no campo sem a confusão da cidade.

Localização: Pedreira da Serafina, Monsanto

2. parque Morais, Parede: Um parque infantil de bairro, daqueles pequeninos, tem o seu encanto. Não há tanta confusão, as filas para os baloiços são mais pequenas ou mesmo inexistentes. É até mais fácil mantê-los debaixo de olho. Os miúdos já baptizaram o parque de "parque dos patinhos", porque há um lago com patos. Além de brincarem no escorrega, podem dar pão aos animais, uma diversão que nenhum equipamento moderno consegue substituir.

Localização: Rua Marquês de Pombal, Parede


3. Parque dos Moinhos: Cinco hectares de relvados, com um lago, uma cascata e moinhos. É um parque infantil sem grande confusão, onde é fácil estacionar o carro. A única desvantagem é que para chegar ao parque, que fica numa encosta, tem de subir uma escadaria razoável. Mas esse pormenor pode ser uma vantagem, já que é garantido que as crianças vão achar piada ao desafio extra e gastam energias só a chegar ao parque. Agora imagine como elas vão regressar? Calminhas e cheias de vontade de adormecer no carro.

Localização: Entre a Rua Tristão Vaz e a estrada de Caselas, Restelo

4. Parque dos poetas, Oeiras: O parque mais conhecido de Oeiras é uma visita obrigatória para miúdos e graúdos. O parque infantil tem tudo o que precisa para uma tarde bem passada. Além de poder levar as crianças para andarem de bicicleta, se não tem a sua, alugue uma e percorra o jardim. Tem uma cafetaria no parque, dessa forma não precisa de sair para lanchar ou beber um sumo.

Localização: Quinta do Marquês, Oeiras

5. Jardim da Estrela: No centro de Lisboa, mesmo à mão de semear. Para visitar este parque infantil não precisa de reservar uma tarde de sábado. Durante a semana, basta gastar trinta minutos aqui e fazer as delícias dos miúdos. Recentemente remodelado, o Jardim da Estrela é um ícone da cidade que tem tudo o que as crianças procuram. Escorregas em forma de animal e animais verdadeiros.

Localização: Praça da Estrela, Lisboa


6. Parque Marechal Carmona, Cascais: Em Cascais, dizem que não há parque melhor. No Marechal Carmona há três parques infantis coladinhos, com todo o tipo de escorregas, baloiços, balancés, cordas e argolas. Para os fãs de animais, há até um minizoo com patos, cágados, galinhas, coelhos e pavões. Conselho para os pais: o parque infantil fica perto da Casa Paula Rego. Depois de brincarem, por que não um cursinho de arte?

Localização: Avenida Rei Umberto II de Itália, Cascais


7. Parque da Serafina: Tendas de índios. Verdadeiras, ou pelo menos, parecem mesmo reais. Não seria preciso mais argumentos para convencer uma criança. Mas há mais. O Parque da Serafina é um autêntico miradouro sobre Lisboa. (Esta parte interessa mais aos pais). Voltando às crianças. Zonas verdes para correr, e uma espécie de ilha de madeira num laguinho com cerca de um palmo de profundidade, por isso é seguro. Baloiços para todos os tamanhos.

Localização: Estrada do Barcal, Parque Ecológico de Monsanto, Monte das Perdizes


8. Parque do Alvito: "É p'ro menino e p'ra menina" e para os adultos também. O Parque do Alvito, em Monsanto, é o local indicado para passar os fins-de-semana. Tem escorregas, baloiços (para os mais pequenos, até aos 6 anos, e graúdos), todo o tipo de equipamentos que se encontra num parque convencional e ainda um barco de madeira XXL, para o tamanho das crianças, onde podem brincar e até fingir que o conduzem. A maior dificuldade é mesmo o estacionamento.

Localização: Estrada do Alvito, na zona sul do Parque Florestal de Monsanto

9. Parque Aventura, Amadora: Uma rotunda, sinais de trânsito, faixas rodoviárias e passadeiras. A descrição não coincide com a de um parque infantil, mas estamos a falar do Parque Aventura, na Amadora. Construído em 2005, aqui vai encontrar, além da escola de trânsito para aprendizes de condutor, um minigolfe, diversos parques infantis, com escorregas e baloiços.

Localização: Estrada da Serra da Mira, Falagueira, Amadora


10. Quinta da Alagoa, Carcavelos: Um jardim enorme para correr é o complemento perfeito de um parque infantil. A antiga quinta de produção de vinhos de Carcavelos tem campos de ténis, uma lagoa e dois parques infantis. Se um estiver cheio, é só andar um pouco até dar com o outro.

in http://www.ionline.pt/mobile/28489-parques-infantis-os-dez-jardins-onde-tem-levar-as-criancas, 2 de Novembro de 2009