06 novembro, 2009

A gripe A e as escolas.

Padrão normal: epidemia começa pelas escolas

“Tal como se previa, a epidemia de gripe A está a começar nas escolas", constata o especialista em saúde pública da Direcção-Geral de Saúde (DGS), Mário Carreira. Das pessoas observadas nos serviços de saúde, "neste momento metade são crianças e jovens até aos 20 anos", acrescenta aquele responsável pela monitorização dos serviços.

Além dos casos registados em 15 escolas do concelho de Valença - ontem faltaram às aulas 200 alunos, em vez dos 400 de segunda-feira -, a Administração Regional de Saúde do Norte deu conta de novos focos em duas escolas do Porto, uma da Trofa e outra de Valpaços.

"Estamos a entrar em fase epidémica", nota Mário Carreira. Apesar de o Ministério da Saúde já não fazer a distinção entre os vários vírus na origem da gripe, Carreira explica que a maior parte das verdadeiras gripes são causadas pelo vírus H1N1, uma vez que "não se regista praticamente nenhuma circulação de vírus da gripe sazonal". O especialista nota que está a haver um aumento da procura dos serviços mas que ainda há capacidade de resposta.

(in newsletter nº 53, gripenet)